sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

MANGABA

A mangaba (Hancornia speciosa gomes) é uma fruta de clima tropical nativa do Brasil. Os frutos, altamente perecíveis, de aroma peculiar, têm uma polpa de consistência mole e leitosa, com um sabor doce e acidulado e que é considerado agradável ao paladar. O nome da fruta, em tupi-guarani, significa “fruta boa de comer”. É muito procurada para consumo in natura, bem como para doces, compotas, sucos e sorvetes. Mas, quando verde, a mangaba é considerada venenosa, podendo até matar se ingerida.
O seu látex foi intensamente explorado durante o Ciclo da Borracha. De acordo com a Revista Brasileira de Fruticultura, na medicina popular o látex da mangaba é muito usado contra pancadas, inflamações, diarréia, tuberculose, úlceras e herpes. Mas a grande descoberta é que, de acordo com pesquisas científicas desenvolvidas pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a mangaba possui princípios ativos que combatem com sucesso a hipertensão arterial.
Pode ser encontrada desde o Amazonas até São Paulo. Há relatos de que esta fruta é abundante no Pará, especialmente na Ilha de Marajó. É também bastante encontrada no bioma do cerrado brasileiro e, segundo relatos, é abundante nas restingas do litoral nordestino. Há informações, segundo as quais, a mangaba é a fruta oficial do Estado de Sergipe, que segundo o IBGE (2003), juntamente com a Bahia e Minas Gerais são os três maiores produtores. É, portanto uma fruta genuinamente brasileira que tem grande potencial de exploração comercial. Por ser ainda considerada uma fruta exótica é bastante procurada nos mercados, que não dão conta de atender a demanda.

1 comentários:

bialopes-beatrizantonietalopes disse...

Parabéns! Está muito bonito seu blog! Faça uma visita em meus blogs:
http://bialopes-beatrizantonietalopes.blogspot.com/

http://blogs.abril.com.br/vetorespatogenicos

Postar um comentário